terça-feira, 8 de novembro de 2011

Uma homenagem ao game Colony wars para playstation 1

Bem vindos todos mais uma vez ao nosso grandioso universo de Ecsodus. Hoje darei a vocês uma prévia sobre o que lhes aguarda no 5º ato que ainda esta por vir e, como o próprio titulo deste “post” diz, homenagear uma das minhas fontes de Inspiração para a criação desta historia; Hoje nos iremos falar sobre um dos melhores games do extinto (e saudoso) playstation um (ou psone ou psx): a Serie Colony Wars.

Então vamos começar pela parte didática ok? 

                                                                   "logo da psygnosis"

O citado jogo nasceu pelas mãos da equipe do SCE Studio liverpool da sony (ou melhor, conhecido como Psygnosis) que foi o pai de um clássico jogo de “corrida de naves” intitulado “Wipeout”, o outro antigo “rollcage” e o mais recente “motorstorm” e mais uma série de tantos jogos (só entrar no site do estúdio).
Acredito que a maioria de vocês também já conheça o fatídico acontecimento de 2010 no qual a sony demitiu 90% da equipe do Psygnosis e praticamente “fechou” o estúdio (creio que tenha fechado... agora de fato admito que me falte informações).
Enfim a trilogia colony wars teve seus lançamentos, respectivamente, nos longínquos anos de 1997, 1998 e 2000 e na época foi considerado um dos melhores jogos do playstation one e um dos melhores games “simuladores de nave” e “shoot’n up” (joguinho de destruir nave). Mas esta trilogia clássica é muito mais do que isto e, obvio, vou contar tudo para vocês aqui.

Agora vamos à história (CUIDADO, VAI HAVER ALGUM EVENTUAL SPOILER).

Colony wars 1 –

                                                             "capa do primeiro game"

Enfim estamos no futuro (um futuro muuuuuuuuuito distante, como já é de praxe na maioria das historias de ficção cientifica).
A humanidade chegou a um ponto extremo de evolução e a terra está densamente povoada. A quantidade gente é tão grande que os suprimentos começam a acabar. Então nós usamos nossa tecnologia para colonizar diversos planetas pela galáxia. Todas estas colônias estão sob julgo do poder político emanado da terra e é exatamente aí que a coisa fica feia. O poder exercido pelo governo Terrestre é ditatorial e escravista e não demora muito para haver uma rebelião. Tem inicio aí as guerras coloniais. Nessa bagunça toda você ira ser um piloto que lutará no lado dos rebeldes, a nomeada “League Of Free Worlds” contra a opressão do império da terra. É importante dizer que aqui o seu personagem não tem nome, é só você e a nave ok? enfim, até aqui não tem nada muito alem de uma trivial historia de ficção cientifica certo? Então vamos para a parte divertida da coisa; muitas naves (ok não muitas, mas mesmo assim muito bem desenhadas) e cada qual com a suas especificações (umas mais rápidas, outras mais resistentes e etc.), inúmeras armas que possibilitavam criar um arsenal personalizado (e cada qual com seu efeito visual/sonoro especifico) e muitas missões... e quando eu digo muitas são muitas mesmo; Cada qual com um objetivo especifico (que era narrado ou descrito somente antes do inicio da faze. Se você não prestasse atenção azar o seu) que iam desde escoltar um grupo de naves até destruir uma horda de inimigos vindos de todas as partes. É legal frisar que o jogo apresentava um espaço lindíssimo com suas nebulosas, estrelas, planetas e a possibilidade de você viajar, dentro do cenário, para qualquer direção. Agora a parte que eu acredito que foi o principal motivo da serie ter pegado foi o fato de que, caso você falhasse em uma determinada missão não apareceria um “game over”: o jogo simplesmente continuava! Ou seja, sua vitória ou derrota te levaria os caminhos diferentes da história e conseqüentemente a um dos cinco finais possíveis no jogo! Por exemplo: se você falhasse em uma determinada missão de proteção a um cruzador, na próxima faze provavelmente você não teria um apoio, pois estes foram destruídos na faze anterior, entenderam?
Enfim some tudo isto a trilha sonora competente e você tem aí o resumo do primeiro jogo da série. Agora vamos ao segundo.
                                                               "intro do primeiro game"

                                                         "gameplay do primeiro game"

Colony wars 2 – Vengeance.

                                                  "game play do colonywars vengeance"

A sim, a continuação! Então vamos começar com um Puta spoiler (fodam-se, não to nem aí! Até porque sem contar isto, não tem como entender a historia do segundo).
                                                   "game play do colonywars vengeance"

Apesar dos cinco finais do primeiro jogo, o que foi adotado como o “oficial” foi o seguinte: A “League Of Free Worlds” é forçada a recuar, então eles destroem o portal que é usado como “ponte” entre o sistema planetário terrestre e os outros sistemas rebeldes. Tal ato deixa isolado o planeta terra que está totalmente exaurido de recursos. Ou seja, você abandonou os caras a própria sorte. Agora vamos ao ponto inicial desta nova faze; Aqui a coisa se passa cem anos após o primeiro jogo e, desta vez, você será um outro piloto a serviço das forças militares da terra que, agora, tem um novo líder chamado Kron que vai travar uma campanha militar, mais uma vez, contra os sistemas rebeldes. O lance é que ao longo do jogo você vai perceber que a coisa não é exatamente o que parece e que as motivações de Kron são mais pessoais do que guiadas pela razão e, para vocês não reclamarem de mim não vou nem citar o fato de, por traz disto tudo, haver uma conspiração alienígena que ameaça todos os lados, ok? então nem citei isto! O jogo continua lindo e maximizando todas as qualidades de seu antecessor: uma trilha sonora linda, cenários e efeitos visuais belíssimos, mais uma porrada de missões, mais armas, mais naves e um sistema de “evolução”.
Agora vamos a ultima parte da trilogia e que tem um gosto especial para mim.
                                                   "intro do colony wars vengeance - part 1"
                                                     "intro colony wars vengeance - part 2"
                                                      "gameplay do colony wars vengeance"

Colony wars 3 – Red sun 

                                                        "gameplay do colony wars red sun"

Nossa como o tempo passa, eu ainda me lembro destes momentos épicos de minha vidinha de “player” xD! Não me lembro o ano que ganhei este game do meu patriarca, mas me lembro que fiquei embasbacado com o filminho de abertura e com aquela musica épica. Admito aqui que, da trilogia, este foi o único jogo que joguei, mas foi o suficiente para me fazer virar fã e finaliza-lo por mais de dez vezes!Em Red sun nós veremos a coisa por um ângulo totalmente contrário. A historia aqui se passa nos momentos finais da guerra colonial. Você assume o papel do personagem Valdemar, um mineiro que no período do conflito apresentado no segundo jogo, tornou-se um mercenário espacial e que subitamente se vê envolvido em uma conspiração de proporções galácticas ao redor da Gigantesca nave Red sun. 
                                                                          "a nave red sun"

A nave em questão foi construída pelos sistemas “não terráqueos”, por assim dizer, para partir em uma missão de paz para a terra. Mas como nada é o que parece, a trama revela que a red sun, na verdade, é uma gigantesca arma biomecânica que, aparentemente saiu do controle e tenciona destruir toda a humanidade! É interessante que, aqui a historia não da um privilégio a um grupo ou outro mais sim, a sua visão particular do conflito, pois, sendo um mercenário, você trabalha para quem lhe pagar melhor! 
                                                 "gameplay do colony wars red sun"

Dessa forma, uma hora você pode estar trabalhando para piratas espaciais ou a liga dos planetas livres e em outra você pode estar realizando missões para os militares da federação da terra! Da trilogia, este é o jogo mais bonito! Eu particularmente o acho um dos jogos mais bonitos do ps1! É impossível você não se impressionar com a beleza dos cenários (as nebulosas cintilantes, os planetas, as estrelas) e tampouco ficar maravilhado com o arsenal: ficar observando o requinte de trabalho no design das naves e observar os mísseis e lasers traçando o espaço com suas inúmeras cores e explosões! 

                                                 "gameplay do colony wars red sun"

Cada capítulo e “separado” por sua estadia em uma estação espacial diferente e lá você poderá comprar novas naves e armas. Uma coisa legal da serie é que, no decorrer das missões, você vai recebendo mensagens dos pilotos que estão ao seu redor incluído seus inimigos! As comunicações vão desde pedido de ajuda, informações sobre onde esta o alvo, diálogos entre pilotos até mesmo ofensas dos seus algozes (mas vejam bem, estamos falando de um jogo antigo então a maior ofensa que você pode escutar em colony wars vai ser a maquina gritando um “morra desgraçado” xD). Em relação à trilha sonora, só existe uma palavra para defini-la: Épico! E em relação ao demais, digamos que tudo que havia nos outros dois episódios foi maximizado!
Bem, em relação ao final acho que eu não preciso nem contar, pois creio que é previsível o que irá acontecer.
                                                             "intro de colony wars red sun"
                                                       "gameplay do colony wars red sun"

E o que tudo isto tem haver com Ecsodus ?

Depois de ler tudo isto acredito que seja esta pergunta que você deva estar me fazendo. Então vamos lá; Lá estava eu em meu momento de jogatina e me preparando para destruir na próxima missão do colony wars red sun e então... sou abatido pela genialidade do game! A missão começa com a sua nave aparecendo de frente para um gigantesco sol. Ao seu redor, inúmeros destroços e a sua direita um cronômetro. Então começam a pipocar inúmeras mensagens de pedido de socorro...e então a ficha cai! A sua frente estão inúmeros objetos que estão sendo sugados pela gravidade do sol e eles estão cheios de refugiados! Então, munido de uma “arma de gancho”, você de rebocar os refugiados até um portal para transportá-los para um lugar seguro! Agora, imagine-se fazer isto em um período de mais ou menos dois minutos e a cada segundo recebendo pedidos de socorros?! É angustiante! A sensação de impotência (já que você sabe que não poderá salvar todos) é enorme! Esta missão marcou a minha vida de “jogador profissional” e o modo como eu encarava as historias e os jogos que havia jogado, pois até aquele momento, não havia presenciado nada que chegasse aos pés daquilo! Agora pra terminar, uma coisinha legal: após finalizar o jogo algumas vezes, reparei que vasculhando um pouco era possível encontrar a nave que rebocava os refugiados. A partir daí, quando eu via que se aproximava o momento de passar por esta faze, eu sempre comprava um equipamento de reparo para arrumar o “rebocador” por assim dizer xD!

                   "a maravilhosa musica tema do colonywars red sun.Toda a trilha sonora é perfeita"

                                                                " a fase do resgate"

A sim, e com esta idéia em mente, eu resolvi homenagear esta obra prima e construir o 5º ato de ecsodus com uma idéia similar! Aguarde só mais um pouquinho para conferir e, eu espero que consiga transmitir a vocês pelo menos um décimo da tensão que eu sentia!

Pra terminar deixo a dica pra vocês que gostam de jogos retro ou que simplesmente ficaram com vontade de se aventurar no mundo de colony wars; catem as ISO! Baixem um emulador de Playstation e corram atrás desta obra prima que merecia um remake no ps2 ou nas plataformas atuais!

agora confiram como ficou nossa singela homenagem em nosso 5º ato:

ecsodus 5 ato - segunda parte - a tempestade pelos olhos da aguia

Tudo de bom a todos e até a próxima postagem!
fontes:
wikipedia;
Site game over: http://gameover.sapo.pt/artigo/colony-wars-red-sun-21782
Blog "melhor final" : http://melhorfinal.blogspot.com/2011/08/colony-wars-retro-analise.html




0 comentários: